Projecto A Apresentar Organiza O De Estaleiro
O planeamento do estaleiro, em particular, tem sido um dos aspectos mais negligenciados na indústria da construção, sendo que as decisões são tomadas na medida em que os problemas surgem no decorrer da execução.
Em consequência, os estaleiros de obras muitas vezes deixam a desejar em termos de organização e segurança, fazendo com que, longe de criarem uma imagem positiva das empresas no mercado, recomendem distância aos clientes.
Por definição, estaleiro é o espaço físico onde são implantadas as instalações fixas de apoio à execução de obras, fixados os equipamentos auxiliares de apoio e instaladas as infra-estruturas provisórias (águas, esgotos, electricidade).
Os estaleiros podem ser centrais ou locais:
Central – é o estaleiro onde se localizam as instalações e os equipamentos de utilização geral (que servem as diversas obras que a empresa realiza), tais como centrais de fabrico de betão e oficinas especializadas de serralharia e de carpintaria; normalmente localiza-se num terreno que é propriedade da empresa de construção.
Local – é o estaleiro que serve uma obra e nele se localizam os componentes necessários à satisfação das exigências de execução da obra; o estaleiro da obra localiza-se, geralmente, no terreno do dono da obra mas também pode ocupar terrenos limítrofes públicos ou privados (havendo, nestes casos, que proceder às diligências necessárias para a sua ocupação).
1.1 Objectivo geral
Este trabalho objectiva propor uma abordagem sobre a organização de um estaleiro e a sua funcionalidade, sendo que o objectivo principal de um estaleiro é o de organiza a obra no prazo previsto, mas para tal necessitamos de dispor da melhor forma todos os elementos constituintes do estaleiro, para que este funcione da melhor forma.
1.2 Objectivo específico
Identificar os locais de apoio que compõem o estaleiro;
Ilustrar como funciona a organização no estaleiro;
Identificar os locais apropriados para a conservação dos materiais em uso;
Identificar os