Fichamento A técnica da comunicação humana. PENTEADO
FICHAMENTO
Jorge Alberto Bispo dos Santos Filho
Ana Claudia Macedo de Sousa
Aracaju
Fevereiro
2013
PENTEADO, José Roberto Whitaker. A técnica da comunicação humana. 14. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cengage Learning, 2012.1-31 p.
INTRODUÇÃO
“Conceitualmente, a comunicação humana compreende miríades de formas, por meio das quais os homens transmitem e recebem ideias, impressões e imagens de toda ordem. [...] Comunicação é convivência.” (Pág. 1)
“O que “põe em comum” emissor e receptor na Comunicação humana é a linguagem. Para mútua compreensão, é indispensável ambos se manifestaram na mesma língua.” (Pág. 2)
“A compreensão, por meio da comunhão do significado, não quer dizer necessariamente, acordo.” (Pág. 2)
“Comunicação humana é o intercâmbio compreensivo de significações por meio de símbolos.” [...] “Porque a Comunicação humana transcende o mundo das palavras e penetra no universo da linguagem” (Pág. 2)
1. O PROCESSO DA COMUNICAÇÃO HUMANA
“A Comunicação humana é, assim, resposta a um estímulo interno ou externo.” (Pág. 3)
“A Comunicação humana está na dependência inicial da atenção.” (Pág. 3)
“Para traduzir ideias, as palavras devem organizar-se de, obedecendo a uma sequência lógica, a fim de se tornarem significativas.” [...] “Toda Comunicação humana é um ato inteligente.” (Pág. 4)
2. OS ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO HUMANA
“No processo de Comunicação humana, intervêm, em princípio, necessariamente em dois elementos:
1. O emissor.
2. O receptor.”
[...] “Se um indivíduo fala e ninguém ouve, o processo de Comunicação humana não se completou: há apenas expressão...” (Págs. 4 e 5)
“Chamamos de mensagem o que o emissor envia e o que o receptor recebe. A mensagem é o elo dos dois pontos do circuito, é objeto da comunicação humana e sua finalidade” (Pág. 5)
“... pode-se concluir que é a Linguagem em comum que empresta significado à mensagem,