trabalho sobre marcapasso
O Marcapasso é um aparelho que é implantado em portadores de diversas doenças do coração e tem a função de observar e corrigir os defeitos do ritmo cardíaco. Isto significa que o aparelho estará pronto para aumentar ou diminuir o ritmo do coração.Existem duas terapias básicas de estimulação cardíaca artificial: anti-bradicardia, que é voltada aos portadores de frequência cardíaca baixa e anti-taquicardia, que é voltada para portadores de frequência cardíaca alta.
De que é formado um sistema de marcapasso?
O sistema de marcapasso é um conjunto formado por um fio, conhecido como eletrodo, e o gerador (bateria e o sistema “inteligente”).O marcapasso definitivo implantável é colocado através de uma cirurgia realizada com anestesia local e sedação complementar (conforme a condição clínica do paciente).
Como se faz o implante?
Abaixo da clavícula, próximo ao ombro, é feito anestesia e uma incisão (corte) por onde se realizará a cirurgia.
Primeiro, o eletrodo é passado por uma veia na região torácica e por esta navega até as câmaras do coração. Podem ser necessários até três eletrodos, porém usualmente utilizamos um ou dois. Estes eletrodos são fixados na camada interna do coração,endocárdio, e isto é indolor. São realizadas medidas de impedância, de resistência e limiares elétricos. Uma vez assegurado tratar-se de uma área com boa atividade elétrica, o eletrodo é fixado e acoplado ao gerador.
Segundo, o gerador fica implantado abaixo da pele (subcutâneo) ou sub-muscular. A depender da quantidade de gordura do paciente pode ficar aparente o volume causado pelo gerador, principalmente nos indivíduos muito magros. Todos os pontos são internos e não precisa retirá-los.
Como qualquer procedimento cirúrgico existem riscos: infecção local, sangramento, hematoma, pneumotórax (ar em volta do pulmão), hemotórax (sangue em volta do pulmão), baixo débito cardíaco, arritmias, parada cardíaca, convulsão, perfuração do coração, deslocamento de