Asbestose
ASBESTOSE
SALVADOR 2013
CLARICE CARLOS SANTOS CHAVES
ASBESTOSE
Pesquisa solicitada pela Profª. Claudia Santos, da disciplina de Saúde do Trabalhador, do 6º semestre do curso de Enfermagem, turno: noturno, turma: AN.06
SALVADOR
2013
1- O que é asbestos? Onde podemos encontrá-los?
R- Asbestos ou amianto é uma fibra mineral natural encontrada naturalmente no solo altamente resistente ao calor. Asbestos palavra de origem grega que significa "o que não é destrutível pelo fogo.
2- O que é asbestose?
R- Definida como uma fibrose intesticial difusa dos pulmões (comprometimento inflamatório-fibrótico-remodelador do tecido conjuntivo de sustentação do parênquima pulmonar.) como consequência da exposição prolongada ao asbestos, ou seja doença do trabalho tanto ocupacional quanto profissional, de caráter insalubre e de alta periculosidade, provocada pela inalação de fibras e asbestos.
3- Qual a sua incidência e prevalência?
R- Incidência- No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, o número aproximado de trabalhadores potencialmente expostos a poeiras contendo silíca no país é superior a seis milhões, sendo cerca de quatro milhões na construção civil, 500 mil em mineração e garimpo e acima de dois milhões em indústrias de transformação de minerais, metalurgia, industria química, de borracha, cerâmicas e vidros. Minas Gerais e a Bahia são os estados de maior prevalência de casos de Silicose, sendo que Minas Gerais fica em primeiro lugar nos casos diagnosticados e registrados no Ministério do Trabalho.A China é o país com mais casos da doença diagnosticados no mundo.
A prevalência- A doença foi reduzida com a substituição da sílica e controle das condições de trabalho, situação inexistente em países subdesenvolvidos.
4- Quais os grupos de profissionais predispostos