Era do aprendizado e o valor econômico do conhecimento
Para conquistar mercados nunca antes explorados é necessário abandonar os atributos de valor que há muito serve de base para a concorrência no setor, são eles: eliminar o excesso de atributos de valor dos produtos e serviços oriundos do esforço de imitar e superar a concorrência, identificar e corrigir as limitações impostas pelo setor aos clientes e descobrir fontes inteiramente novas de valor para os compradores com objetivo de geração de novas demandas e alteração da estratégia de preços do setor.
Para posicionar uma organização empresarial em uma trajetória crescente e lucrativa, não basta adotar uma estratégia baseada simplesmente em imitar os concorrentes e tentar superá-los oferecendo um pouco mais por um pouco menos. É até possível que as vendas subam, mas dificilmente produzirá resultados duradouros. Para alcançar esse resultado com eficácia, os líderes devem identificar quais os fatores motivam e exercem influência na obtenção de resultados com o mínimo de recursos e quais as barreiras políticas geralmente obstruem o avanço da estratégia traçada. Neste sentido, a inovação de valor é a maneira de raciocinar sobre a execução da estratégia baseada na criação de um novo espaço de mercado e no rompimento com a concorrência.
Concluímos, portanto, que a solução consiste no completo remanejamento dos recursos para atividades de baixo consumo de recursos, mas com alto potencial de ganhos de desempenho. Ao enfrentar de maneira consciente as barreiras à execução da estratégia e ao concentrar-se nos fatores