O Valor da Repreensão
Salmos 19.7‐14;
Conceito bíblico de repreensão
Saber repreender é uma arte; aceitar a repreensão é uma virtude.
"E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai‐as."
(Efésios 5:11). A palavra grega elencho, traduzida como "condenar", significa: "culpar, repreender, reprovar, está traduzida como repreender em Lucas 3:19, e como reprovar em
João 3:20.
A Strongest Strong's Exhaustive Concordance of the Bible diz que a palavra grega elencho significa: "expor, repreender, refutar, mostrar falhas, convencer, culpar". A definição do Novo Dicionário Aurélio para admoestar é "repreender com brandura, aconselhar, advertir de falta, censurar", mas acredito que o Espírito Santo nos mostra no verso acima (2 Timóteo 4:2) que a palavra "admoestar" (traduzida do grego elencho) tem principalmente o objetivo de dar o significado de "expor" (segundo a explicação de W. E. Vine), porque "repreender" (do grego epitimao — onde o significado inquestionável é censurar ou repreender) é exatamente a palavra seguinte no texto.
A visão de Davi sobre a repreensão (Salmos 19.7‐14)
⇒ Davi tinha um profeta amigo que não o temia, nem o admirava demais a ponto de encobrir‐lhe as próprias faltas (2 Samuel 12). Todos nós precisamos de um Natã em nossas vidas.
⇒ Davi aceitava repreensão pela visão correta da Palavra de Deus (7,8): perfeita, restaura a alma, fiel, dá sabedoria a quem é simples, justo, traz alegria, é puro e ilumina.
⇒ Ele não evitava a Palavra de Deus, mas a tinha em grande valor e estima (10): mais desejáveis do que o ouro.
⇒ Ele sabia que havia uma grande recompensa na obediência (11).
⇒ Ele reconhecia que não enxergava todas as suas faltas (12). É preciso alguém para nos auxiliar na tarefa da nossa própria santificação.
⇒ A repreensão não será bem aceita por quem é dominado pela soberba (13): Algumas podem estar ocultas para nós mesmos.
Outros textos bíblicos sobre