Resumo Gerente Minuto
Palavras-chave: Objetivos-Minuto; Elogios-Minuto; Repreensão-Minuto.
O livro Gerente-Minuto conta a fabula de um jovem a procura de um gerente eficaz, ele procura um gerente que gerencia a si mesmo e as pessoas com quem trabalha de um modo que tanto a empresa quando as pessoas saiam ganhando.
Por ocasião soube de um gerente com quem as pessoas gostavam de trabalhar e que juntamente produziam grandes resultados. Marcou uma reunião onde aprendeu o conceito de Gerente-Minuto.
O método compreende em fazer reuniões uma vez por semana com os subordinados com o objetivo de relatar a semana anterior e os problemas passados e presentes e traçar planos de estratégia para a semana seguinte. A finalidade da empresa é a eficiência, ser organizada é muito mais produtiva. Detalhe: as decisões tomadas não são obrigatórias e não existe a participação do gerente.
O primeiro segredo de um Gerente-Minuto: Objetivos-Minuto. Deve-se deixar claro quais as reponsabilidades dos funcionários e como vai ser medido o desempenho deles. Os objetivos anotados (menos de 250 palavras) devem ficar com o gerente e o funcionário para que verifiquem periodicamente o progresso. Também reservar um minuto do dia para o funcionário reler seus objetivos e verificar se o seu comportamento combina com seu objetivo.
A regra objetivo 80-20 é que 80% dos resultados importantes provêm de 20% dos objetivos, portanto os funionários tem responsabilidade de 3 a 6 objetivos. Caso surja um projeto especial, se cria um específico Objetivo-Minuto. A filosofia é "nada de surpresas".
O segundo segredo de um Gerente-Minuto: Elogios-Minuto. É mais facil o funcionário se sair bem se receber um feedback sobre seu desempenho de forma totalmente transparente. Deve-se flagrá-las fazendo alguma coisa certa e elogiar quando merecido. Procedimento: tocar a pessoa, dizer exatamente o que ele fez certo de forma satisfeita. Aplica a técnica nos funcionários novatos, depois eles se acostumam a