conflitos religiosos do oriente medio
Conflitos Religiosos no Oriente Médio
No oriente médio existe cerca de 19 países envolvidos em 2 grandes religiões: judaísmo e islamismo que recentemente tem estado e crescente conflito misturando questões religiosas e politicas.
Na Palestina,região ocupada a anos pelos judeus vem acontecido diversos conflitos entre judeus e muçulmanos que inicialmente ocupavam essa terra.
A guerra apesar de claramente ter muitos motivos politicos,tem utilizado a religião como pretexto para seu acontecimento, já que historicamente judeus e os antigos povos da Palestina não possuem boas relações.
Tudo isso começou com grande ocupação dos judeus de Israel no fim do século XIX e inicio do século XX na Palestina, apoiados pelas grandes poténcias européias como a Inglaterra e apoio dos EUA que tinham interesses nas grandes reservas petroliferas existentes nessa região.
A entrada dos judeus no estado palestino inicialmente encarada de forma religiosa pois a seu ver eles possuiam o direito sobre aquele território ocupado e dividido muitas vezes durante a época do Império Romano.
Também usando como pretexto a religião, o povo palestino tenta até hoje se libertar e conseguir seu território novamente.
Outro grande conflito que ocorre no Oriente médio é entre 2 grupos islamicos entre sunitas e xiitas.
Esse conflito também possui raizes históricas e vem sendo estendido durante vários séculos desde as primeiras gerações Islamicas.
Após a morte do profeta Maomé,então o lider da religião, a comunidade islamica ficou dividida e sem uma liderança.
Desde então vem ocorrido esse conflito onde diariamente morrem muitas pessoas na luta para decidir qual grupo terá o controle do islamismo no oriente.
Conclusão: Os conflitos nessa região vem por causa da suas Religião , por causa no luga onde