Magnetismo
Nesse modelo, as direções principais de tensão e deformação coincidem com as direções normais, radiais e tangenciais, permitindo assim trabalhar apenas três variáveis em cada caso. (Exacta, São Paulo, v. 7, n. 1, p.109-120, jan/mar. 2009).
Caracterização do tipo de processo de fabricação
O dobramento é deformação plástica de metais sobre um eixo linear com pouca ou nenhuma mudança na área superficial. O dobramento é a operação onde ocorre uma deformação por flexão.
O processo de dobramento acontece com a chapa em repouso ou em movimento, a seguir mostraremos exemplos desses processos
1 - Dobramento da chapa em repouso
No dobramento, a chapa é submetida a esforços aplicados em duas direções opostas para provocar a flexão e a deformação plástica, mudando a forma de uma superfície plana para duas superfícies concorrentes (superfície externa -SE, que fica tracionada e a interna -SI, que é comprimida), em ângulo, com raio de concordância em sua junção. Estas tensões (de compressão e de tração) aumentam a partir de uma linha interna neutra -LN, chegando a valores máximos nas camadas externa e interna. Quando se inicia o dobramento, a linha neutra está localizada no centro da espessura da tira e,conforme a operação vai sendo executada , sua tendência é deslocar-se em direção ao lado interno da curvatura (lado de compressão).
2 - Dobramento com a chapa em movimento.
A maquina utilizada nessa operação é a calandra é a a máquina