O acesso à saúde da população em situação de rua
ACCESS TO HEALTH OF THE POPULATION IN STATE STREET.
Maria Dulcinéia Martins Batista
¹
RESUMO: A população em situação de rua vive um descaso exacerbado na sociedade atual. As pessoas que fazem parte deste grupo convivem diariamente, com a violência, com doenças e diversas situações sub-humanas de vivência. O acesso à saúde faz parte dos direitos universais, é direito de todos e dever do estado. Este artigo ressalta a importância de uma atenção diferenciada para população em situação de rua. O processo de acesso à saúde e suas burocracias, buscando o entendimento dos caminhos usados para proporcionar este direito aos indivíduos deste âmbito, e as estratégias usadas para eficaz intervenção são os objetivos deste artigo. Ademais, é importante ressaltar também a concepção do enfrentamento e o significado de saúde e doença para população vulnerável, incluindo planejamento de técnicas para atendimentos integrais e as dificuldades de encontradas para alcançar os serviços, que são primordiais para promoção da saúde.
Conclui-se que apesar das políticas públicas voltadas para essas pessoas, o preconceito e as burocracias dos atendimentos básicos de saúde, e falta de profissionais tecnicamente capacitados ainda é principal fator de exclusão, embora com todo engajamento de equipes profissionais o atendimento na integralidade é um caminho a se percorrer.
PALAVRAS CHAVES: Exclusão; População de rua; integralidade.
ABSTRACT:The people on the street lives a contempt exacerbated in today's society.
People who are part of this group, live daily with violence, disease and various situations sub human experience. Access to health care is part of universal rights is everyone's right and duty of the state. This article highlights the importance of a differentiated attention to the homeless population. The process of access to health and their bureaucracies, seeking an understanding of the ways used to