O uso do caixa eletrônico para facilitar ou dificultar a vida dos usuários
A fim de acompanhar a evolução das ferramentas tecnológicas que otimizam o tempo da sociedade moderna, as organizações bancárias começaram a procurar soluções para a falta de tempo de seus clientes e encontrou no “autoatendimento” a resposta. Assim surgiram o Internet Banking, o Telefone Banking e o Caixa Eletrônico ATM. Contudo, como nenhum plano é perfeito, essas ferramentas ao mesmo tempo em que otimizam, são capazes de dificultar e complicar a vida de seus usuários.
Este trabalho tem como objetivo mostrar as vantagens e as desvantagens da utilização do Caixa Eletrônico ATM.
2.O QUE É
Caixa eletrônico é um sistema de automação bancária que permite ao cliente verificar a movimentação de sua conta, sacar dinheiro, efetuar o pagamento de contas, depositar dinheiro ou cheque na própria, ou em alguma conta de outra titularidade, transferir valores entre contas do mesmo banco ou de outros e, atualmente, até fazer recarga de crédito de celular sem a necessidade de um funcionário auxiliando e sem a preocupação de ter que respeitar o restrito horário bancário de atendimento ao público.
3.COMO FUNCIONA
Energia Abastecimento manual de cédulas Log com a central do banco de dados Feedback com a informação necessária para abertura do equipamento Autorização para funcionamento Disponibilização para o cliente Todas as operações do cliente são simultaneamente processadas na central Autenticação das transações do usuário Confirmação e emissão de comprovantes para o cliente.
4.CARACTERÍSTICAS FÍSICAS A maioria das instituições bancárias não produzem seus próprios caixas eletrônicos, e com isso, os modelos disponíveis para o consumidor são muito semelhantes. Pois são fabricados por seletas empresas autorizadas a produzir tal equipamento, cujos funcionários são cadastrados na polícia federal. As características físicas podem ser: teclado, dispenser de cédulas, abertura para envelope, tela, botões laterais, leitor de cartão magnético,