Informatica
Conhecimentos Básicos de Informática
CAPÍTULO V
Conceitos básicos e modo de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à internet/intranet.
Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa;
Conceitos de protocolos (FTP, HTTP, HTTPS) e
Word Wide Web.
Conceitos de Internet e intranet
1
Apostila Sólon
Conhecimentos Básicos de Informática sive para redes locais, como a maioria das redes corporativas hoje tem acesso Internet, usar TCP/IP resolve a rede local e também o acesso remoto.
Internet
Introdução
O que é TCP / IP ? ? ?
Internet é uma rede de redes em escala mundial composta de milhões de computadores. A rede que deu origem a Internet foi a ARPANET - Advanced Research
Projects Agency Network, idealizada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, foi a primeira rede operacional de computadores à base de comutação de pacotes. A Internet oferece aos usuários um conjunto de serviços de transporte de informação, pesquisa e armazenamento com um bom tempo de resposta e alto nível de interatividade.
A Internet já é considerada por alguns cientistas sociais, antropólogos e psicólogos como um fenômeno que leva o ser humano a outro ambiente, o ambiente virtual.
Já existem até doenças relacionadas ao uso da Internet.
Sigla de Transmission Control Protocol / Internet
Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão /
Protocolo Internet)
O TCP/IP aparece nas literaturas como sendo: o protocolo principal da Internet, o protocolo padrão da
Internet ou como sendo o protocolo principal da família de protocolos que dá suporte ao funcionamento da Internet e seus serviços.
RFC - Request for Comments, é o documento que descreve os padrões de cada protocolo da Internet previamente a serem considerados um padrão. Alguns exemplos são: RFC 793 - Transmission Control Protocol, RFC 2616 – Hyper Text Transfer Protocol – HTTP,
RFC 2821 - Simple Mail