O acesso do idoso as novas tecnologias
2594 palavras
11 páginas
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRANatalia Rangel
Priscila Barbosa
O acesso do Idoso as Novas Tecnologias
CAMPOS DOS GOYTACAZES
OUTUBRO/2012
Natalia Rangel
Priscila Barbosa
O acesso do Idoso as Novas Tecnologias
Trabalho apresentado ao Professor Andre,
Disciplina Saude do Adulto,Idoso e
Mundo do Trabalhador , curso de graduação em
Enfermagem
CAMPOS DOS GOYTACAZES
OUTUBRO/2012
Introdução
As barreiras que dificultam a inclusão digital dos idosos são diversas. Algumas das dificuldades encontradas referem-se aos declínios sensoriais, motores, físicos decorrentes do avanço da idade. Sendo que a difusão de novas tecnologias tem exigido dos idosos um aprendizado contínuo, para que os mesmos possam interagir de forma autônoma com os aparatos tecnológicos. Este trabalho apresenta algumas questões relevantes à inclusão digital relacionada à terceira idade. Propõe-se observar a necessidade de desenvolver e oportunizar formas alternativas de acesso às novas tecnologias para o público idoso. Discutem-se as possíveis limitações que a terceira idade encontra para interagir com as novas tecnologias. É abordado o direito a inclusão digital para pessoas idosas e de que forma isto é definido na legislação vigente. Para podermos compreender quais peculiaridades devem ser observadas ao desenvolver novas tecnologias que favoreçam a integração das pessoas idosas com os avanços tecnológicos.
O crescimento da população idosa tem se configurado como uma tendência mundial. Os avanços da medicina, da farmacologia, das melhorias sanitárias (higiene e saúde) e do reconhecimento dos direitos dos idosos podem ser considerados alguns dos fatores que colaboram para a melhoria da qualidade de vida, e consequentemente para um aumento da expectativa de vida e crescimento da população idosa.
Os direitos de toda população brasileira são reconhecidos pela Constituição Federal de 1988. A terceira idade, além da Constituição, é amparada pelo Estatuto do Idoso,