O uso de Indicadores Ácido-Base
Introdução a Química Experimental
Gracivane Martins
Marta Tavares
Sinara Anny
PETROLINA
2014
Gracivane Martins
Marta Tavares
Sinara Anny
O uso de Indicadores Ácido-Base
Relatório de prática em laboratório, apresentado à disciplina de Introdução a Química Experimental, do curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano.
Professora: Jamille Reis
PETROLINA
2014
OBJETIVO
Relacionar o PH de ácidos e bases com as mudanças de cor dos indicadores.
INTRODUÇÃO O Potencial Hidrogeniônico (pH) consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.As substâncias em geral, podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH , sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-. Os valores de pH variam de 0 a 14 e podem ser medidos através de um aparelho chamado phmetro ou com o uso de indicadores. Indicadores consiste em uma substância que revela a presença de íons hidrogênio livres em uma solução, ele muda de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução, ou seja, do pH.
pH 0 a 7 - soluções ácidas pH = 7 - soluções neutras pH acima de 7 - soluções básicas ou alcalinas
A fenolftaleína é um indicador de pH com a fórmula C20H14O4. Apresenta-se normalmente como um sólido em pó branco ou em solução alcoólica como um líquido incolor. É insolúvel em água, porém solúvel em etanol (álcool etílico). Alaranjado de metila, também chamado de alaranjado de metilo, laranja de metila, laranja de metilo, heliantina ou aindametilorange (MO) é um indicador de pH frequentemente usado em titulações. Sua fórmula química é C14H14N3O3SNa. O azul de bromofenol (ou