Fisica e quimica
Equilíbrio ácido-base & titulação ácido-base
Trabalho realizado por:
Fábio matos
N.º 9 3.º Electrónica
Trabalho realizado por:
Fábio matos
N.º 9 3.º Electrónica
Introdução Neste trabalho pretendo conhecer e ficar a conhecer os aspectos mais importantes sobre o equilíbrio ácido-base e as titulações ácido-base. Este mesmo trabalho foi-me proposto pelo professor António carreira no âmbito da disciplina de físico-química com o objectivo de recuperar os módulos referente a esta matéria leccionada no ano passado.
Evolução histórica do conceito ácido-base
Desde a Antiguidade que são conhecidas as substâncias ácidas e básicas. As primeiras referências dizem respeito ao vinagre e à base hidróxido de sódio ou soda cáustica (“alcali”) obtida no século VII pelos Árabes.
O conceito de ácido e de base foi evoluindo ao longo do tempo, de acordo com os conhecimentos da época e também com a necessidade crescente de explicar fenómenos associados à acidez e à basicidade.
Algumas das personagens, que ao longo dos tempos mais se destacaram no estudo e avanço do conhecimento nesta área, bem como as suas ideias encontram-se referidas nos parágrafos seguintes:
Robert Boyle (Séc XVII), verificou que certas substâncias (corantes vegetais) mudavam de cor na presença de substâncias ácidas. Essas substâncias, cuja cor depende da presença de ácidos ou bases, designam-se por indicadores e permitem uma caracterização operacional de ácido e base.
Antoine Laurent Lavoisier (Sec XVIII), no seu esforço de caracterização e sistematização das substâncias supunha que todos os ácidos continham oxigénio.
Humphrey Davy (Séc XIX) descobriu uma substância, ácido clorídrico, que sendo ácido não continha oxigénio.
Svante August Arrhenius (Séc XIX) (teoria iónica), admitiu a existência de iões em soluções aquosas. Anteriormente a existência de iões em solução só era admitida durante uma electrólise, e devido à passagem de corrente