O Uso De Celular E Email No Ambiente De Trabalho
Difícil é imaginar um ambiente de trabalho sem celular nos dias de hoje. Mas esses aparelhos, que tanto agilizam a nossa vida profissional, podem ser tornar um dificultador no mundo corporativo. Os toques barulhentos, a conversa alta e o uso constante do celular em momentos inadequados demonstram a falta de etiqueta e despreparo do profissional em conviver no coletivo.
Não é à toa que muitas empresas, que antes só controlavam o uso dos telefones fixos, estão adotando regras para frear o uso excessivo dos celulares pelos funcionários. Instituir uma política de proibir o uso de telefones celulares pessoais no local de trabalho é quase impossível, mas é preciso haver o meio termo. Evite utilizar o celular particular, durante o horário de trabalho, procure faze-lo nos horários de intervalo. Se estiver esperando uma ligação urgente, coloque no silencioso, peça licença e saia do local para atender. Evite falar alto e seja breve em suas ligações urgentes.
A maneira como a pessoa utiliza o e-mail no ambiente de trabalho também revela muito o tipo de profissional que ele é. Poucos se preocupam, por exemplo, em corrigir os erros de português ao enviar um e-mail, pois imaginam que eles não têm o mesmo peso que os documentos impressos tradicionais. Fique atento ao uso adequado desta ferramenta, que é privada e de uso particular da empresa, sendo assim, não envie piadas, conteúdos constrangedores, fofocas ou qualquer coisa que não esteja diretamente relacionado ao trabalho. Mesmo que o uso do e-mail seja ilimitado, o e-mail deve ser usado como uma ferramenta de otimização do trabalho e não como algo pessoal.
O uso correto do celular e do e-mail podem parecer pequenos detalhes, mas são esses detalhes que revelam se uma pessoa sabe transitar com elegância em qualquer ambiente e se relacionar com pessoas independente da hierarquia. Alguém que cultive qualidades como cortesia e a etiqueta torna um profissional muito mais atraente