Artigo Mossor
Mailon Thierry Feitosa1
Roberta Rodrigues de Sousa Alves2
Cleverton Henrique Nascimento3
Ridalvo Medeiros Alves de Oliveira4
Resumo
O presente trabalho investigou o impacto da aplicação da redução ao valor recuperável de ativos nos três maiores bancos que atuam no mercado brasileiro: Itaú, Bradesco e Banco do Brasil. Definida no pronunciamento técnico 01 do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, essa redução deve ser aplicada sempre que o valor contábil de um ativo esteja superior ao seu valor recuperável por meio da venda ou do uso. O parâmetro para seleção foi o valor do patrimônio líquido, apresentado em ranking divulgado pelo Banco Central do Brasil, referente às informações do ano de 2014. Trata-se de uma pesquisa descritiva quanto aos objetivos, documental e bibliográfica quanto aos procedimentos e qualitativa quanto à abordagem do problema. O estudo concluiu que houve perdas por imparidade nos três bancos analisados, observadas tanto em ativos tangíveis, como edificações e equipamentos, quanto em ativos intangíveis, como softwares e direitos bancários. As maiores perdas, em termos percentuais, foram registradas pelo Banco Itaú, e foi no Banco do Brasil que ocorreram as menores e mais homogeneamente distribuídas perdas ao longo do período analisado.
Palavras-chave: Redução ao valor recuperável. CPC 01. Impairmet.
1 INTRODUÇÃO
O ativo é um dos três elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira das entidades. No seu conceito mais atual, esse componente patrimonial é apresentado como um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a mesma.
A mensuração e a avaliação de ativos são duas temáticas amplamente discutidas na contabilidade ao longo de sua evolução, e ganhou mais ênfase com o processo de