o uso das redes sociais
USO DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E
SELEÇÃO DE PESSOAL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE
PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS
TARIZI CIOCCARI GOMES ( tarizi@hotmail.com , tarizi_cg@yahoo.com.br )
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
LAURA ALVES SCHERER ( laurascherer@ymail.com , laurinhascherer@hotmail.com )
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
MAURI LEODIR LÖBLER ( lobler@ccsh.ufsm.br )
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Resumo: O objetivo desse estudo foi analisar a percepção de gestores de recursos humanos quanto ao uso das redes sociais virtuais para o recrutamento e seleção de pessoal. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores de oito organizações. Identificou-se as principais etapas do processo de recrutamento e seleção de pessoal, destacando-se o uso das redes sociais virtuais, as vantagens e desvantagens dessa prática e os principais elementos visualizados nos perfis dos candidatos em redes sociais virtuais. Além disso, os resultados sugerem uma tendência quanto ao uso das redes sociais virtuais nesse processo.
Palavras-chaves: redes sociais virtuais, recrutamento de pessoal, seleção de pessoal, recrutamento e seleção, recursos humanos, gestão de pessoas.
1 . Introdução
O processo de Recrutamento e Seleção é considerado essencial para as empresas que buscam se manter em um mercado com alta competitividade (BEZERRA e HELAL, 2009).
Dessa forma, uma das maneiras de buscar, atrair e selecionar pessoas que se identifiquem com as exigências da organização é utilizar meios de comunicação.
De acordo com Afonso (2009), o desenvolvimento da tecnologia e da internet trouxe novas formas de relacionamentos, comunicação e organização das atividades humanas, como a utilização das redes sociais virtuais. Para Tomaél et al. (2005), “as redes sociais constituem uma das estratégias subjacentes utilizadas pela sociedade para o compartilhamento da informação e do