O Uso das Redes Sociais para o Ensino de Ciências.
Área: Biológicas, Ambiental e da Saúde.
Categoria: Exposição Interativa.
Professora : Sandra Mendes de Moraes Sousa
BOA VISTA/RR
2014
INTRODUÇÃO
No processo Ensino-Aprendizagem na Educação, professor e alunos ocupam papel de destaque, caminhando juntos na construção do conhecimento e objetivando os mesmos ideais. Neste contexto, o professor precisa buscar alternativas variadas e viáveis ao processo educacional. É fundamental que o professor disponibilize uma gama de instrumentos pedagógicos e, assim, construa um ambiente educacional adequado ao desenvolvimento das capacidades e habilidades de cada aluno.
Portanto, o presente projeto propõe utilizar as redes sociais como ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem.
Diante disso, o referente projeto será desenvolvido em várias etapas: Na primeira etapa o planejamento é de fundamental importância. A segunda etapa será a comunicação aos pais de alunos e solicitação de autorizações para a criação de um cadastro no facebook. A terceira etapa será a execução do projeto que pretende veicular a mídia como ferramenta pedagógica enriquecendo o ensino-aprendizagem.
A forma como o professor se relaciona com sua própria área de conhecimento é fundamental, assim como sua percepção de conhecimento. Outro aspecto que se entrelaça é a metodologia do professor. Um professor que acredita nas potencialidades do aluno, que está preocupado com sua aprendizagem e com seu nível de satisfação, exerce práticas de acordo com sua posição. A esse respeito, Barreiro & Gebran (2006, p.89), afirmam que “é na ação refletida e no redimensionamento de sua prática que é possível, ao docente, ser agente de mudanças, na escola e na sociedade”.
O ensino de Ciências, não deve ser apenas proposto e realizado dentro da sala de aula, mas elaborado também com intuito de abranger locais onde os alunos possam ter uma