O uso da dramatização na escola
CONCEITO
Dramatizar é representar dramaticamente algum fato, situações, pessoas ou objetos; é expressar sentimentos através de ações, exteriorizando através de gestos e sons.
A dramatização é espontânea, está presente no dia-a-dia das crianças.
A criança dramatiza por prazer, desde os primeiros anos, logo que toma consciência do meio e consegue traduzir experiências e sentimentos em sons e palavras (Lemos, 1968 p.1).
A dramatização se faz muito presente na vida das crianças, nos jogos, nos brinquedos. Percebe-se que elas imitam o cotidiano das pessoas à sua volta ou de animais, como brincar de casinha, imitando a mamãe fazendo comida, o papai indo trabalhar, o gato miando. As palavras, os sons, as mímicas são componentes essenciais da dramatização, no qual esses aspectos reunidos representam observações e experiências de vida, como quando a criança brinca de policial, de bombeiro, de apresentador de televisão, todas as influências que façam parte da realidade do seu cotidiano, seja por meio da televisão, do rádio, da internet ou das situações vivenciadas no meio em que vive.
A dramatização acrescenta para as crianças criatividade, capacidade de improvisação, de interpretação de sentimentos.
A representação dramática, é pois, uma forma de expressão natural da criança,através da qual exterioriza observações e sentimentos, usando mímica, sons, palavras e ritmos próprios (idem, p.2).
OBJETIVOS
O objetivo é aquilo que se espera alcançar a partir dessas representações, o que se pretende adicionar para a vida da criança.
Questiona-se o papel da escola em relação à dramatização, que deverá utilizar do ato de dramatizar como recurso educativo, para o desenvolvimento da criança, as incentivando a participação das cenas teatrais, das brincadeiras, dos diálogos montados para as histórinhas, das atividades de músicas, dos teatros de fantoches, entre muitos outros.
O objetivo da escola tem que ser proporcionar às crianças: criatividade e