Oficina de Artes
Acadêmic@s:
Sonia Maria Dambrósio
Viviane Lamonica Borges
CONTANDO, CANTANDO, RECRIANDO E ENCANTANDO
IDENTIFICAÇÃO:
A Oficina será realizada em 20 horas/aula (05 dias) na Escola Municipal Jardim Bela Vista, em uma turma de vinte e oito alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental de 09 Anos, na faixa etária de 06 anos.
JUSTIFICATIVA:
A arte desenvolve na criança sua expressividade e sua sensibilidade. Se a criança desde cedo for direcionada a criar, improvisar, transformar, se expressar e usar sua mente para isso, suas relações com o mundo à sua volta se tornará mais flexível e ela terá uma ferramenta valiosa para a superação de suas inibições e suas dificuldades tanto pessoais como sociais.
A arte tem um papel fundamental na formação da criança, tanto escolar como familiar, pois envolve os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais.
Na escola pode ser a forma mais divertida, prazerosa, produtiva e recompensadora do ensino/aprendizagem, pois é onde a criança é incitada a criar, recriar, descobrir e inventar de forma sistemática. Propicia diversas situações de ensino/aprendizagem, tem uma função essencial no desenvolvimento cognitivo e motor da criança. Desenvolve no aluno compreensão geral de conhecimentos em sala de aula.
A contação de histórias é um fator muito relevante para o desenvolvimento da criança, pois pode lhe proporcionar prazer e desejo, a faz viajar pelo mundo mágico da imaginação, Abramovich (2002) argumenta que:
Para contar histórias – seja qual for – é bom saber como se faz. Afinal, nela se descobrem palavras novas, se entra em contato com a música e com a sonoridade das frases, dos nomes... se capta o ritmo, a cadência do conto, fluindo como uma canção... ou se brinca com a melodia dos versos, com o acerto das rimas, com o jogo das palavras... Contar história é uma arte (ABROMOVICH 2002, p. 18).
Considerando a afirmativa de Abromovich, a contação de história está ligada