Soldagem
Andrei Ribeiro
Bianca Chagas
Celso Luiz de S.A. Junior
Gleyson Paula
Lázaro Andrade
Lucas Rocha
Maurian Pessanha
Priscilla Monteiro
Raphaela Miranda
Prof. Renato Couto
Disciplina: PPM
07/08/2012
SOLDAGEM MIG/MAG
O processo MIG/MAG foi desenvolvido para oferecer uma alta velocidade de deposição em diversas aplicações industriais, principalmente no setor automobilístico. O calor necessário para a soldagem é obtido através de um arco elétrico estabelecido entre um arame eletrodo e um metal base. Neste processo de soldagem é utilizada a corrente contínua (CC) e geralmente o arame é utilizado no pólo positivo (polaridade reversa). A polaridade direta é raramente utilizada, pois proporciona uma menor taxa de transferência do metal fundido do arame de solda para a peça. As correntes mais comumente empregadas são de 50A até mais do que 600A, com tensões de soldagem de 15V até 32. Um arco elétrico autocorrigido e estável é obtido com o uso de uma fonte de tensão constante e com um alimentador de arame de velocidade constante. Atualmente, o processo MIG/MAG é aplicável à soldagem da maioria dos metais utilizados na indústria como os aços, o alumínio, aços inoxidáveis, cobre e vários outros. Peças com espessura acima de 0,76mm podem ser soldados praticamente em todas as posições.
MIG (Metal Inert Gás)
É denominado MIG o processo de soldagem utilizando gás de proteção quando esta proteção utilizada for constituída de um gás inerte, ou seja, um gás normalmente monoatômico como Argônio ou Hélio, e que não tem nenhuma atividade física com a poça de fusão. Este processo foi inicialmente empregado na soldagem do alumínio e o termo MIG ainda é uma referência a este processo. Estes processos são geralmente utilizados com corrente elétrica continua. MAG (Metal Active Gás)
Quando a proteção gasosa é feita com um gás dito ativo, ou seja, um gás que interage com a poça de fusão (normalmente CO2) o processo é denominado