Soja
A soja a ser semeada pode ser convencional ou transgênica. O grão convencional não possui alterações genéticas, ao contrário do segundo tipo, uma forma de organismo geneticamente modificado (OGM). Isso é feito para que o novo organismo desenvolvido seja mais resistente e diferenciado em relação a determinadas características do organismo original.
A soja transgênica, ou Soja Roundup Ready® (soja RR), é resistente ao uso do herbicida glifosato, permitindo a utilização do produto mesmo após o plantio. O Glifosato é um tipo de herbicida não-seletivo e sistêmico, de amplo espectro, ou seja, que atua em toda a planta e pode ser utilizado contra vários tipos de ervas daninhas em diversos tipos de cultura. Pode ser aplicado no preparo para o plantio, dessecando (secando) a área aplicada e matando as plantas atingidas em pouco tempo. No caso da soja convencional, isso não seria possível, em decorrência de sua sensibilidade ao herbicida.
Segundo o professor do Departamento de Agronomia (DAG) da UEM, Alessandro de Lucca e Braccini, a soja RR possui uma enzima modificada (EPSP sintase), o que lhe confere resistência ao uso do herbicida Glifosato, mesmo após o plantio. Esse tipo de semente foi desenvolvido ainda na década de 1980, visando maior produtividade por hectare plantado e reduzindo os custos de produção, conforme informações da Monsanto, detentora da patente. A soja