o trabalho
Tarantella
Alunos : Joel S.Barroso N:14 Lucas Araújo N:17 Lucas Rezende N:20 Turma 183
Professora Suzane
Origem
A tarantella é uma dança popular e composição musical, em compasso binário composto (6/8), geralmente em modo menor, de caráter vivo, caracterizada pela troca rápida de casais. Dizem as lendas que não se deve dançar a Tarantella a sós, pois traz azar. É impossível resistir ao ritmo energético, vital, obsessivo e sem trégua dos acordes. As melodias sensuais provocam uma espécie de transe e o som dá asas aos impulsos mais profundos e incontroláveis.
Natural da Região Sul da Itália, muito em voga entre os séculos XIV e XV.
Existem algumas variações locais da dança, incluindo a Napolitana, Siciliana e Calabrian. Muito se diz de sua origem. Seu nome se referiria às tarantulas, muito comuns na região. Pois o ritmo acelerado da música ajuda na circulação sanguínea, evitando a morte quando picado por uma destas aranhas. Entretanto a hipótese mais plausível é em referência à Taranto, cidade da região da Puglia, ao Sul da Itália.
Com o tempo, a Tarantella foi se expandindo pelas outras Regiões da Itália.
Influência
Na época era conhecida como a “ dança da tarântula” ,pois os camponeses que eram mordidos pela tarântula,uma espécie de aranha venenosa,começavam a dançar furiosamente por muitas horas,ao som dos tambores e da viola,mantendo,assim,viva a circulação do sangue,superando a crise até sarar.
Era impossível resistir ao ritmo obsessivo e sem trégua dos acordes.As melodias sensuais provocavam uma espécie de transe e o som dava asas aos impulsos mais profundos e incontroláveis.Com o tempo,a Tarantella foi se expandindo pelas outras Regiões da Itália.As danças da Região Norte influência francesa,austríaca,alemã e suíça,enquanto,que as da Região Sul receberam