História da Educação
1 – EDUCAÇÃO NA ANTIGUIDADE
1.1 OS POVOS PRIMITIVOS
Educação familiar: Acriança adquire o aprendizado por meio da imitação.
Não havia acumulações de bens: A sociedade não progredia.
Desenvolvimento medido pelo domínio exercido sobre a natureza. Não existia grau de hierarquia e supunha que a natureza era organizada dessa forma.
O ideal pedagógico era sugerido pelo meio social desde o nascimento.
A transição para as sociedades de classes
Com a domesticação doas animais e seu emprego na agricultura, o uso de instrumentos de trabalho e o aparecimentos da técnica, aumentou o poder do trabalho humano e começaram a acumular e com isso surgiu o intercambio com as tribos vizinhas.
Os vencidos nas guerras passaram a ser escravos, os organizadores dentro das tribos passaram a se apropriar dos produtos, surgindo assim a propriedade privada. Educação passa a ter significado de domínio.
1.2 A EDUCAÇÃO NA ANTIGUIDADE ORIENTAL
Representa a transição de uma sociedade sem classes para sociedade de classes. Não existe propriedade privada, as terras são do Estado.
A maioria da população se preocupa com a produção, com isso cresce a necessidade de organização e a importância dos dirigentes.
As antigas civilizações são conservadoras, o poder é absoluto do rei ou imperador e se sustenta à partir da crença e sua origem.
A escrita
Um meio descoberto para conservar o passado, o aparecimento da escrita está ligado ao Estado, uma vez que este precisava de funcionários especiais para desenvolver funções administrativas.
A classe privilegiada tem uma educação distinta e tenta fazer com que a massa trabalhadora aceite essa desigualdade.
O saber significa uma forma de poder. Com a invenção do alfabeto da escrita se difundiu e perdeu o caráter sagrado.
A pedagogia
Nasce a educação formal, com