O TRABALHO DOCENTE NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO CAMPO
O TRABALHO DOCENTE NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO CAMPO
Armanda Coelho de Souza Lima 1
Maria do Rosário Souza Figueira 2
Resumo
O presente artigo traz reflexões a cerca do Trabalho Docente nas escolas do Campo especificamente nas classes multisseriadas. O objetivo é refletir sobre como se dá o trabalho do professor nessas classes haja vista que o mesmo enfrenta inúmeras dificuldades em desenvolver um trabalho de qualidade. A pesquisa se deu mediante a um estudo de caso com dois professores por meio de questionários diretos, onde constatamos a realidade vivenciada pelos professores e alunos das escolas do Campo, bem como as conquistas, anseios e desafios que lhes são impostos junto à comunidade.
Os resultados da pesquisa indicam que sim o trabalho do professor nas classes multisseriada abrange um conjunto de atividades que se estendem para além da sala de aula, repercutindo sobre a identidade profissional e na qualidade de vida dos mesmos, fazendo-se necessário a busca constante de ações que garantam a valorização deste profissional em todos os aspectos.
Palavras-Chave: Educação do Campo; Classes Multisseriadas; Trabalho Docente.
Introdução
Refletir pedagogicamente sobre o jeito de educar ao se tratar da Educação do
Campo é assumir uma identidade e o sentimento de pertencimento a uma Nação em que a diversidade se sobrepõe em todos os cantos deste país referenciando uma população multicultural, com modos de vida bem peculiares. Sabe-se que o universo da educação no meio rural é marcado por uma diversidade de escolas, sendo que se sobressaem as multisseriadas que na maioria das vezes são isoladas e possuem um único professor (a) para todas as séries, diferentes uma das outras, acarretando em muitos casos, o dobro do
1
Pedagoga pela Universidade da Amazônia - UNAMA, Supervisora Educacional nas escolas do Campo,
Especializanda em Educação do Campo pelo Instituto Federal de Educação do Pará – IFPA.
2
Pedagoga pela Universidade da