O tenis como alternativa no curriculo escolar para criancas entre 8 e 12 anos
MOTRIZ - Volume 4, Número 1, Junho/1998
O Tênis como Alternativa no Currículo Escolar para Crianças entre 8 e 12 anos.
José Alberto Pinto
Flávio Henrique Gomes Cunha
Esse estudo tinha a pretensão de sugerir mais um esporte para ser trabalhado como atividade esportiva escolar;
Sendo o tênis rotulado como esporte de elite, esse trabalho também tentou minimizar essa afirmação
Trabalhou-se assuntos a importância da Educação Física no desenvolvimento da criança; características da faixa etária entre 8 e 12 anos; aspectos da iniciação esportiva em seu caráter lúdico atentos ao desenvolvimento físico e psicológico dos alunos; alternativas de atividades esportivas relacionadas ao tênis na escola tornando-se importante no auxílio do desenvolvimento no período da infância e início da adolescência. Falando de Educação física e iniciação esportiva, como cita RODRIGUES (1993), a Educação Física é educar o indivíduo através dos movimentos mais simples para os mais complexos, pois estes nas suas mais variadas formas constituem um meio de educar e aperfeiçoar este mesmo indivíduo. DIEN (1977) afirma que além de desenvolver seu controle neuromuscular, o esporte ajuda o indivíduo a perceber e distinguir níveis diversos, principalmente quando a atividade ministrada correlata momentos tais como: jogar, pegar, arremessar, rebater, entre outros. O movimento é de fundamental importância para o desenvolvimento psicológico, social e biológico, pois através dele o ser humano interage com o meio ambiente (TANI et alii., 1988).
As aulas de educação física permitem aos alunos vivenciarem diferentes práticas corporais oriundas de manifestações culturais da comunidade onde a escola está inserida e que fazem parte do acervo da vida cotidiana dos indivíduos.
No esporte escolar há ausência de uma política para estimular a atividade em escolas e universidades. O desporto escolar não possui objetivos específicos. As escolas