Determinação do g no plano inclinado
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL I
PROFESSOR: IZAEL ARAÚJO LIMA
Título: Determinação do g no plano inclinado.
Autor: Francisco José da Costa Macêdo Júnior
1 - Resumo:
No experimentando, com uma Bola descendo sobre um plano inclinado será calculado com varias inclinações, pegando algumas acelerações para tirar a mediana e comparando com os ângulos.
2 - Introdução:
Para Galileu provar algumas de suas teorias usou a comparação de tempos de uma bola caindo verticalmente e outra no plano inclinado e conseguiu afirmar que a aceleração da gravidade era constante tanto no plano inclinado ou um objeto caindo na horizontal.
3 - Objetivo:
Determinar a aceleração da bola em uma rampa que depende do ângulo da rampa.
4 - Procedimento Experimental:
Materiais Utilizados: Uma calha, uma haste de 0,5m, uma garra de mesa, um tripé, uma bola de sinuca, interface serial, Program LOGGER PRO, PC Windows, detector de movimento, Software ‘’Graphical Analysis’’.
Conectar o detector de movimento na porta 2 da interface;
Colocando a rampa de 1,00m de comprimento na haste que forme um ângulo. Fixando todas as medidas, colocar o detector no topo da rampa, colocando a bola cera de 0,4 cm de distancia.
Preparando o computador para coleta de dos com o uso do programa abrindo ”exp 4” que esta na pasta física para computador no arquivo Logger Pro. Nesse programa vão aparecer gráficos obtidos pela bola de velocidade versus tempo.
Segurando a bola com distancia de 0,4m de distancia do detector de movimento, ao clicar em collect, espere um tempo para soltar a bola e depois coletar os dados.
Selecionar a inclinação do gráfico do inicio ao fim, clique no botão estatística esta ferramenta determinará a inclinação do gráfico da velocidade (aceleração). Em seguida clicar em regressão para obter a reta que melhor se ajusta ao gráfico. Repetir os passos anteriores de acordo com a tabela