Artes circenses nas aulas de educação física
A atividade circense pode ser utilizada de maneira interdisciplinar e nas aulas de Educação Física trabalhando as habilidades motoras, o desenvolvimento físico e cultural, a integração, a reiteração do conceito de cidadania e a valorização da tradição oral e da cultura popular.
Há uma necessidade de conteúdos diversificados no ensino de Educação Física, inicialmente, a disciplina estava sempre voltada a aspectos ligados ao plano físico motor, no aperfeiçoamento técnico e no rendimento esportivo.
É neste contexto, buscando inovações, que o presente estudo sugere o universo circense como uma alternativa para o ensino da Educação Física. Será apresentado um relato de experiência sobre a inserção das atividades circenses no ambiente escolar, através da exploração deste mundo vasto, rico e diversificado.
O projeto denominado “Circo:Alegria na Escola” tem o circo como objeto de pesquisa e desenvolveu oficinas de arte circense na escola Sesi 177-Dal Santo em Jundiaí/SP, nas aulas da disciplina de Educação Física,contemplando uma proposta pedagógica que sugere atividades diferenciadas dentro das escolas.
Nos próximos capítulos, serão expostas contribuições advindas das experiências vividas durante o projeto, na tentativa de apresentar um exemplo prático de alternativa para o ensino-aprendizagem.
2 . FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para a realização deste trabalho, serão utilizadas consultas bibliográficas e serão feitas as observações decorrentes dos resultados da aplicação do projeto durante as oficinas.
Este trabalho está estruturado da seguinte forma: em primeiro lugar faz-se uma introdução, onde contextualiza-se, brevemente, os princípios e conceitos essenciais. Além de esclarecer o objetivo geral e os específicos deste trabalho e apresentar a metodologia que será utilizada para a realização deste estudo. No capítulo a seguir, apresenta-se a fundamentação teórica, onde abordará os principais assuntos que compõem o tema deste