O TEATRO NA EDUCAÇÃO COMO CONHECIMENTO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
Curso de Graduação Licenciatura em Arte
deise aparecida costa gandra
O TEATRO NA EDUCAÇÃO COMO CONHECIMENTO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
Araçatuba-SP
2014
RESUMO
O presente artigo, tem por objetivo identificar fatores que possam contribuir para que possa ter conhecimento das técnicas teatrais juntamente com os exercícios práticos na colaboração do desenvolvimento para a construção do conhecimento do sujeito em sala de aula. Como a escola, uma instituição de ensino pode aproveitar tal ferramenta para favorecer, tanto para aluno como professor, as técnicas teatrais como forma de investigação do conhecimento. O teatro não só como forma de representação, mas como forma de propiciar a aproximação do indivíduo com seu próprio eu e ao mesmo tempo, descobrindo o corpo e a voz como elemento de comunicação além, de exercitar a reflexão para um senso crítico de suas ações
Palavras-chave: teatro, práticas docentes, atuação educacional
INTRODUÇÃO
O assunto escolhido para estudo esclarece e ressalta a importância do teatro como instrumento de trabalho no processo de ensino aprendizagem.
A principal direção desse trabalho visa esclarecer, partindo da leitura de obras relacionadas com o assunto em questão bem como dos parâmetros curriculares nacionais, a importância do ensino de teatro aliado as demais disciplinas, apresentar novas abordagens pedagógicas usando como instrumento as técnicas teatrais dentro de sala de aula.
O Teatro na Educação como uma nova área do conhecimento (KAUBELA, 2006) é uma conquista. No entanto muitos fatores ainda limitam e dificultam a sedimentação não apenas no que se refere às pesquisas teóricas como ao desenvolvimento de práticas significativas.
Se bem notarmos, o caminho do desenvolvimento dos alunos em sala de aula percebeu que entre os zero e sete anos, a criança tem apenas uma educação empírica, seja da própria família, da comunidade de que