1º de dezembro
Lucas Tosta
S214
CLC – Professora Susana Banha
Em 1 de Dezembro de 1640, Portugal conseguiu restaurar sua independência, após 60 anos sendo governado pela corte espanhola. Como é costume em todos os países, não há data mais importante e mais comemorada, do que a sua independência, ou como em Portugal, restauração da mesma.
No caso de Portugal, é triste ver que o governo parece não ver mais importância a este acontecimento histórico, acredito que de todos os feriados possíveis para retirarem, todas as comemorações, este deveria ser mantido, pois foi a partir dali que Portugal pode voltar a tomar suas próprias decisões. Nesta data mostra a força do povo português, e sua luta pelo que era seu de direito, e isto não pode ser esquecido ou posto de lado.
E Isto pode ter impacto negativo para o futuro, fazendo com que os mais jovens não relembrem a importância de um país ser independente, apesar de aprendermos nas escolas a história do país, e suas datas e acontecimentos, comemorar esta data, é uma maneira de homenagear todos aqueles que sacrificaram-se para hoje o país ser o que é, independente. Além de um factor histórico, é também cultural.
Eu mesmo, não sabia o que era o 1º de Dezembro, nem o seu significado até ontem, Moro em Portugal a quase 8 anos, gozei este feriado, mais de uma vez. E por ser estrangeiro e não ter estudado a história do país na minha infância, não sabia de nada. E a comemoração desta data também ajuda aos turistas e imigrantes, a saberem o que foi este dia, e a sua importância para o país.