MISSAO, VALORES, VISAO
MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS CORPORATIVAS
NILTON CAFEZEIRO LEAL JUNIOR
MAPA ESTRATÉGICO
JUAZEIRO
2014
Ao elaborar o BSC os objetivos financeiros são vinculados à estratégia, servindo como foco para os outros objetivos e medidas relativos às demais perspectivas, por meio de relações de causa e efeito.
Kaplan e Norton (2004) observam que por meio da ferramenta pode-se acompanhar a trajetória histórica da estratégia, a qual começa pelos objetivos financeiros de longo prazo, relacionando-os com as ações que precisam ser tomadas em relação às perspectivas de clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.
O BSC especifica indicadores por meio dos quais o sucesso da empresa no longo prazo é avaliado. Silva (2003) e Possamai e Dias Junior (2004) consideram que os vetores da perspectiva financeira são o objetivo central de uma organização, sem os quais sua existência no longo prazo fica comprometida.
Buscando melhor compreender estas inter-relações considera-se essencial conhecer os objetivos, as funções e alguns indicadores relacionados a cada uma das perspectivas, apresentados no Quadro 1.
Outra importante etapa do planejamento estratégico é a análise do ambiente, no qual são estabelecidos os contextos em que a organização atua. Destacase que é a partir deste ponto que se passa a apresentar o processo de operacionalização do BSC. A análise do ambiente contou com a participação de todos os membros da organização, por meio da técnica delphi. De posse dos elementos relativos ao ambiente, passou-se ao processo de estruturação do BSC, para tanto, foram correlacionados os pontos fracos e ameaças com os objetos emergentes, os quais compõem o mapa, representados no Quadro 3.
A Figura 1 foi construída num processo botton down. Entretanto, a leitura do mapa estratégico é realizada em um processo top down. Portanto, a leitura é realizada de cima para baixo com o uso de preposições