O teatro de sombras
OFÉLIA ERA UMA SENHORA QUE TRABALHAVA EM UM TEATRO SOPRANDO AS FALAS PARA OS ATORES. UM DIA ESSE TEATRO FOI FECHADO E OFÉLIA ENCONTROU UMA SOMBRA QUE LHE PASSOU LHE ACOMPANHAR E OFÉLIA PASSOU A TER DUAS SOMBRAS.
LOGO OUTRAS SOMBRAS SE JUNTARAM A ESSAS SOMBRAS E OFÉLIA ENSINOU A ELAS TUDO QUE SABIA SOBRE O TEATRO, DURANTE O DIA AS SOMBRAS FICAVAM DENTRO DE SUA BOLSA E A NOITE REPRESENTAVAM VÁRIOS PAPÉIS.
A SENHORA CERTO DIA FOI DESPEJADA DE SEU APARTAMENTO. DECIDIU ENTÃO COMPRAR UMAPASSAGEM E SAIR DE TREM PELO MUNDO, SEM SABER AONDE IA. AO CHEGAR AO MAR SENTOU – SE PARA DESCANSAR E ADORMECEU.
AS SOMBRAS AO PERCEBEREM A SITUAÇÃO EM QUE A AMIGA SE ESCONTRAVA, DECIDIRAM AJUDA – LA. LEVARAM OFÉLIA ATÉ UMA PEQUENA ALDEIA TIRARAM UM LENÇOL BRANCO DA MALA, PEDURARAM NO VARAL E COMEÇARAM A REPRESENTAR AS PEÇAS QUE OFPELIA LHA ENSINARÁ. AS SOMBRAS SE TRANSFORMAVAM EM REIS E BOBOS, EM NOBRES E DONZELAS, FEITICEIROS E FLORES, CONFORME AS NECESSIDADES.
DAQUELE DIA EM DIANTE AS PESSOAS PASSARAM A ASSISTIR AS PEÇAS A RIR E CHORAR COM O ‘’ TEATRO DE SOMBRAS DE OFÉLIA’’.
TEMA: CIÊNCIAS, NATUREZA, FISÍCA.
OBJETIVO:
- OFERECER DISCUSSÕES E EXPERIMENTAÇÕES.
- INDENTIFICAR E ENTENDER ALGUNS CONCEITOS E SUAS VARIÁVEIS COMO OBJETO FONTE DE LUZ E ANTEPARO (OBJETO QUE SE PÕE DIANTE DE ALGUÉM OU DE ALGUMA COISA).
- AGIR SOBRE O CONCEITO A SER ESTUDADO, POR MEIO DE UMA INVESTIGAÇÃO, LEVANTAMENTO DE HIPOTESES E PRÁTICA E REGISTRO DE ATIVIDADES.
TEMPO ESTIMADO:
- 2 MESES, POIS EMGLOBAM MUITOS ASPECTOS EM RELAÇÃO À FONTE DE LUZ.
RECURSO DE MATERIAL:
- LANTERNAS
- PAPÉIS DIVERSOS (CARTOLINAS, CELOFANE, PAPEL MANTEIGA, SULFITE).
- TNT
- TECIDOS FINOS E GROSSOS.
AVALIAÇÃO:
- MANTER REGISTRO DE TODAS AS FASES DAS ATIVIDADES, LEVANDO EM CONTA O USO DE NOVOS TERMOS APRENDIDOS EM SITUAÇÕES DE BRINCADEIRAS, CURIOSIDADES E ENVOLVIMENTO COM OS TEMAS.
QUESTÕES
ETAPA 1 – REUNIR OS ALUNOS APAGANDO AS LUZES DA SALA E LER O LIVRO DO TEATRO