Teatro de sombras
Este trabalho foi uma forma de perceber a importância da realização de uma cena, a comunicação de uma ideia ou sentimento no palco exige que a mesma esteja muito clara para o ator. Quando este não tem clara a ideia que quer comunicar, tem dificuldade de expressar ou transformar isso em ação. Porém, ter clara a ideia não é suficiente para transformá-la em gestos e ações que expressem o sentimento e seu conteúdo.
Por isso, a criação de um sub-texto, ou de uma partitura de gestos, ações e movimentos de cada boneco, definindo o sentimento e emoções de cada personagem e o que querem expressar é atividade obrigatória para que suas intenções fiquem claras. A elaboração da partitura de gestos e ações pode garantir a comunicação ao público, das idéias e sentimentos de cada personagem boneco. Quando não se faz isso, a resposta do público logo aparece: desinteresse e "aborrecimento".
Aqui os ensaios não aconteceram pelos motivos que todos conhecemos e é nos ensaios que se pode selecionar e decidir tanto pelos grandes gestos e ações, assim como os pequenos detalhes, escolhendo os mais expressivos. "Mas é preciso constância e paciência, é preciso trabalhar os detalhes, os movimentos mínimos, lentos, repeti-los à exaustão, até que o supérfluo seja eliminado." (AMARAl, 1991:283). É preciso saber definir e escolher o que é gesticulação, ações e gestos de expressão dramática. Estes são os mais preciosos, pois são os que dão sinceridade ao trabalho.
É fundamental trabalhar detalhadamente a animação de cada um dos