Teatro de Sombras Turquia
Khan se difundiram para todos os lados, principalmente para os países islâmicos.
Em Bursa, apareceu a forma mais popular do teatro de sombras do mundo árabe, chamado de Karagöz. “Karagoz significa homem dos olhos negros”.
Este teatro era realizado nas feiras, à noite, normalmente com um manipulador que controlava tudo (bonecos, texto e sonoplastia).
Todos consideram a capital Istambul como o berço de sua cultura e é onde o teatro de Karagöz tem presença marcante.
O teatro de sombras de Karagöz é um teatro com características populares.
A dramaturgia é constituída de narrativas de tradição oral, ou a improvisação sobre uma narrativa conhecida. O titeriteiros usam expressões locais e dialetais, temas do cotidiano como amizade, castidade, justiça, obscenidades, e sempre há muita pancadaria. Apresentações podem ser vistas nas cidades durante todo o ano, mas são intensificadas nas festas como casamentos, circuncisão, mês do Ramadã.
O ator animador tem formação por tradição; aprende com o mestre, observando as apresentações. Ex: Este tem que ser uma citação, pq a fala não é nossa… OU: Segundo Borba filho: 1987 Karagoz era ...
A personagem central é Karagoz, "trapalhão, hipócrita, brutal, egoísta e libidinoso. Vive enganando os outros e distribuindo pancadas. Mente descaradamente, não tem escrúpulos de qualquer espécie e sua sensualidade é espantosa. Esta é sua principal característica: a luxúria.
Cansado e esgotado nesse terreno, procura sempre novas satisfações sexuais. É calvo, barrigudo, corcunda e tem um órgão sexual monstruoso ".
(BORBA FILHO: 1987)
Mas Karagoz contracena quase sempre com Hacivad, seu inseparável amigo, sabe tudo, conhece tudo, estudou e experimentou todas as coisas. Critica