Análise ergonomica em seu posto de trabalho
FUNCEFET – Fundação de Apoio ao CEFET
Por: Rafael Fonseca Mascarenhas
Curso: Engenharia de Segurança do Trabalho
Turma: 17
Funcionário Analisado: Francisco da Penha Júnior.
Empresa: Net Rio Ltda 1) Dados do Operador:
Francisco da Penha Júnior, masculino, 29 anos, Assistente Comercial, trabalha desde 15 de julho de 2011 (05 meses) como BackOffice da área de vendas da Net Rio.
2) O que faz o operador:
Cerca de 90% de suas atividades são através do trabalho no computador e falando ao telefone em um escritório. Trabalha dando suporte a vendedores e tratando a venda para que o serviço vendido seja conectado na residência do cliente. Os outros 10% do seu serviço é controlar e distribuir material de Marketing aos vendedores. Francisco possui uma mesa com um computador e um telefone. Para realizar suas tarefas Francisco dispõe de uma cadeira, uma mesa com duas gavetas, um computador Desk Top com teclado e mouse além de um aparelho telefônico. Para o trabalho com o material de marketing ele não possui nenhum instrumento/ferramenta para facilitar o manuseio. Francisco trabalha de segunda a sexta em horário comercial.
3) Local de Trabalho:
O local de trabalho possui uma temperatura agradável (entre 20 e 23 graus), pois possui ar condicionado. Apesar de não ter mensurado, a iluminação é boa, as paredes e pisos são foscos em cores suaves, não há reflexo no monitor e as luminárias possuem proteção adequada. O som/ruído é intermitente (ora bom ora ruim) dependendo da hora e quantidade de funcionários dentro do escritório, apesar do escritório possuir divisórias e um bom isolamento acústico. A convivência social com os demais funcionários é boa e às vezes possui som ambiente. Não há vibrações e a umidade a principio é boa (não há um diagnostico exato pois não foi mensurado).
Descrição do imobiliário:
Cadeira possui estofamento com uma boa espessura onde permite boa transpiração. Possui