Estudo de caso
MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE
ESTUDO DE CASO – EMPRESA LZ S/A
O aumento da renda da população brasileira, ou seja, o ingresso de novos consumidores das classes C e D combinado com os investimentos da indústria em produtos com design inovador e a criação de linhas com preços mais acessíveis, animam as empresas que atuam no mercado de utensílios domésticos. Ressalta-se também que está ampliando no Brasil a cultura de cozinhar por hobby. Com isso, aumentou a compra de objetos mais funcionais e também os produtos mais sofisticados, com maior valor agregado.
Em 2008 a empresa sofreu um impacto com a crise, tendo baixo percentual em relação ao seu crescimento mensal. Mas depois voltou a se recuperar, mesmo não tendo alcançado ainda o patamar do ano de 2007. Apesar da queda na margem bruta, a empresa LZ conseguiu se equalizar por meio de uma maior eficiência da sua gestão sobre os custos fixos.
Em relação ao fluxo de caixa da empresa LZ, verifica-se que este se manteve eficiente em 2008, pois a empresa conseguiu bancar a sua necessidade de giro. E em 2009 aconteceu a mesma lógica, não tendo sido necessário utilizar recursos de terceiros numerosos. O prazo do ciclo operacional manteve muito próximo ao ciclo financeiro. Houve alívio na pressão sobre o fluxo de caixa, mostrou eficiência na gestão de estoque (menos tempo parado) e passou parte desse ganho para o cliente. O aumento do prazo para pagar os fornecedores, o recurso dos fornecedores fica em caixa, não precisando captar recursos de terceiros, não pagando juros, reduzindo assim, a pressão do caixa.
Dessa maneira, em termos operacionais, a empresa está na situação em pode continuar a crescer se houver aumento de renda, e assim, entendemos que a empresa desfruta de uma confortável situação financeira, com capital de giro positivo.
ESTUDO DE CASO – EMPRESA PERSONAL CARE S/A
O segmento de Home & Personal Care vem