O surgimento do serviço social
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
SABRINA APARECIDA MENDES DA SILVA
o surgimento do serviço social
Sete Lagoas
2010
sabrina aparecida mendes da silva
o surgimento do serviço social
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos históricos,teóricos e metodológicos do serviço social I.
Prof.Rosane aparecida belieiro malvezzi
Sete Lagoas
2010
INTRODUÇÃO
O surgimeto do serviço social
O serviço social surgiu na europa, como uma profissão atrelada à ideologia e a doutrina social da Igreja Católica como resposta ao acerramento das contradições capitalistas em sua fase monopolista, para o controle da classe trabalhadora, como forma de amenizar tais problemas. A burguesia se apoia na Igreja e no Estado, a fim de racionalizar a assistência, nascendo, então a Sociedade de Organização da Caridade, que tinha como prática o Serviço Social. A Igreja, então fui se distanciando dos pobres e aliando-se á burguesia com a adesculpa da caridade e de ajudar os pobres, a Igreja então passa a subjugar a população e a defender os interesses da burguesia. O surgimento do Serviço Social no Brasil foi década de 30, período em que o capitalismo ingressava em sua fase monopolica, como fruto da iniciativa particular de varios setores da burguesia, fortimente respaldados pela Igreja Católica e tendo como referencial o Serviço Social europeu.
O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL NA EUROPA,ESTADOS UNIDOS E BRASIL.
O capitalismo surgi na época do feudalismo na Europa no século XI ou século XV no qual a concentração dos meios de produçõa estavam apenas na minoria,a divissaõ do trabalho se dava aos donos dos meios de produçaõ e os donos da força do trabalho.Os burgos contolavam o mercado de trabalho etravés de seus monopólios,os centros de poder deslocam dos feudos para os