O SUJEITO QUE APRENDE
RESUMO
Definir o que é o sujeito que aprende é uma atividade que exige muita investigação e cautela para determinar/ precisar tal conceito, pois o desenvolvimento humano é peculiar, modifica-se com o passar do tempo e sofre influência do ambiente e da cultura em que vive. Algumas características mais importantes para a compreensão desse conceito têm como ideia inicial, que aprender é um resultado de vários fatores que interagem com o conhecimento prévio, ações e coordenações do sujeito, aspectos efetivos e sociais. O sujeito que aprende está exposto aos fatores de ordem interna e externa. O fator de ordem interna refere-se ao seu interesse, desejo e vontade de aprender. Já o fator de ordem externa seriam as influências do meio social e econômico a qual o sujeito se submeteria para poder aprender algo. Esses fatores têm forte influência sobre o sujeito que aprende, pois são intimamente ligados, tendo em vista que os de ordem interna é a bagagem que o sujeito traz consigo e o de ordem externa são os vínculos sociais que ele tem.
Palavras-chave: Sujeito; cultura; criança; relações sociais; ambiente
A atitude a ser tomada pelo docente em sala de aula é que ele promova atividades que provoquem no sujeito o desenvolvimento de habilidades e atitudes, permitindo-lhe aquisição de conhecimentos, para enfim poder analisar, e refletir o que ele aprendeu. E o aluno a partir do momento em que autoestimula o conhecimento, ele passa a construir, modificar e diversificar seus esquemas de conhecimento até chegar a seu objetivo.
A psicologia do desenvolvimento se pergunta sobre a interferência do tempo, do tempo de vida, dos processos da criança, sejam esses processos de conhecimento, de socialização, de progresso, de como essa criança vai conseguir ao longo do tempo, adquirir mais competências, mais capacidades, não só no sentido de somar capacidades, mas como elas irão se transformar ao longo da vida. A