Uma possibilidade de intervenção psicopedagógica: no processo dialético de mediação entre o sujeito que aprende e o objeto do conhecimento
“UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: NO
PROCESSO DIALÉTICO DE MEDIAÇÃO ENTRE O SUJEITO QUE APRENDE E O
OBJETO DO CONHECIMENTO”
Belo Horizonte,
2008
O texto “Uma Possibilidade de Intervenção Psicopedagógica no processo dialético de mediação entre o sujeito que aprende e o objeto do conhecimento”, de
Lídia Lágua de Oliveira, trata do papel do educador e do psicopedagogo no desenvolvimento e na interação da criança com o saber, no qual a mesma, em certo momento, terá a necessidade de orientação e preparo para futuramente poder desenvolver sem auxílio à interação com os saberes. Ou seja, “implica um processo dialético de mediação entre o sujeito que aprende e o objeto do conhecimento.”
(Pág. 2)
Lídia procura embasamento em Vygotsky, Piaget, Castorina, Flavell, Inhelder,
Ferreiro e Charlot,
Em Vygotsky, com a sua teoria interacionista, traz à tona um sujeito social interativo, no qual o meio é fonte de conhecimento. Aborda também a importância do conhecimento prévio que a criança traz consigo. A autora cita Vygotsky também para abordar a importância da linguagem no desenvolvimento cultural da criança.
Com a teoria construtivista de Piaget, Lígia ressalta que as crianças necessitam de interpretantes durante a interação social complexa, e esta é de fundamental importância para o desenvolvimento da inteligência. A autora também aborda a concepção de equilíbrio e equilibraçâo, que trata dos fatores internos e externos, do sujeito e do objeto, formando “...uma relação equilibrada entre assimilação das experiências novas na mente e acomodação da mente às expectativas novas, que leva à adaptação.” (Pág. 3)
Lígia aborda Perrenoud tratando acerca de esquemas e competências, no qual a abordagem pelas competências implica uma transformação importante dos profissionais que estão em contato com as questões de aprendizagem e sua relação com o saber.
Ao citar Macedo, Lígia define as competências relacionais numa