187722850141

11585 palavras 47 páginas
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
PSICOPEDAGOGIA

ANDRÉ LUÍS GABRIEL

CONTRIBUIÇÕES À PSICOPEDAGOGIA: a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica

Caieiras - SP
2012

CONTRIBUIÇÕES À PSICOPEDAGOGIA: a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica

Monografia elaborada como requisito parcial do curso de Psicopedagogia da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza/Posead Educação à Distancia, sob a orientação da Profª Ms. Odnéa Quartieri Ferreira Pinheiro.

Caieiras
2012

Dedico este trabalho aos meus filhos, Felipe e Rafael.

Até aqui, os homens têm sempre criado representações falsas sobre si próprios, e daquilo que são ou devem ser. [...] Libertemo-los das ficções do cérebro, das idéias, dos dogmas, das essências imaginadas sob cujo jugo se atrofiam. Rebelem-nos, contra o domínio das idéias. Ensinemo-los a trocar estas fantasias por idéias que correspondem à essência do Homem, diz um; a terem uma atitude crítica face a elas, diz o outro; a expulsá-las da cabeça, diz o terceiro; e a realidade vigente ruirá.
KARL MARX e FRIEDRICH ENGELS, A ideologia alemã

Resumo

Neste trabalho pretende-se adotar como referencial teórico-metodológico a abordagem histórico-cultural em uma perspectiva crítica, opção que em parte explica a escolha sobre as temáticas específicas da psicologia e da pedagogia. Sob a perspectiva adotada para ambas, denota-se a unidade na abordagem de pesquisa e, com isso, pretende apresentar-se como contribuição e como uma das possibilidades de unidade referencial à psicopedagogia.

Palavras-Chave: Psicopedagogia, Psicologia, Pedagogia, Abordagem Histórico-cultural

Sumário

Relacionados