O sistema falho em que vivemos
O sistema falho em que vivemos
Com o passar do tempo, as tecnologias, a modernidade tem transformado a vida do homem muito mais fácil e confortável, é ai que se encontram os maiores perigos para nossa sobrevivência neste sistema, nesta metodologia adotada pelo ser humano, seu estilo de vida ‘’confortável’’ tem acabado com o planeta e com diversas espécies que aqui residem.
O problema já começa com na extração de matéria prima para a produção de diversos produtos, algumas pessoas ainda não tiveram o brilhantismo de perceber que nosso planeta é finito e sendo assim logo em breve as fontes secarão, e as matérias primas já não existirão. Essa constante suga fará com que necessitemos de quatro planetas Terra.
Na atualidade nos tornamos consumistas, o que hoje é novo, amanha deixa de ser. O que hoje é bom, amanhã já não é. Deste modo acabamos por consumir de mais, e gerando muito lixo, seu destino são os grandes lixões ou queimas, os dois são prejudiciais ao planeta. Aterros sanitários danificam o solo e produzem metano o que acaba afetando toda a atmosfera, já o lixo que é queimado acaba por produzir gases tóxicos também a atmosfera.
O sistema capitalista é um sistema que massacra, um sistema impiedoso, que busca acima de tudo o bem pessoal, o enriquecimento, e para isso acaba por prejudicar uma grande massa da população. Mão de obra barata, exploração trabalhista entre outras coisas, estão mais presentes em nossos dias do que imaginamos, a cada produto barato que compramos podemos ter a certeza de que alguém foi explorado para isso.
Para que se possa haver mudança, o sistema educacional deve ser mudado, as pessoas devem ser reeducadas, projetos ambientais devem estar cada vez mais presentes no dia a dia, leis ambientais devem ser rigorosamente aplicadas, somente assim poderemos começar a viver em um planeta melhor.