a formação do professor para a educação profissional
ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DE ENSINO PARA
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DISCIPLINA: PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS
MÓDULO – I
UNIDADE FORMATIVA - II
PROFº: CLÉBER REIS.
GILVÂNIA BARRETO PINTO DE SOUZA
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Capim Grosso, 2014.
GILVANIA BARRETO PINTO DE SOUZA
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Trabalho parcial apresentado à Universidade Estadual da Bahia - UNEB, como requisito de terceira avaliação para Conclusão da disciplina Pressupostos Filosóficos, Sociais e Políticos que Fundamentam a Ação Pedagógica na Educação Profissional, sob a orientação do professor Cléber Reis.
Capim Grosso, 2014.
1- REFERENCIAL TEÓRICO.
Devido às transformações sociais que enfrentamos até aqui percebemos que a sociedade, os alunos e os professores também passaram por mudanças e a formação continuada para professores no âmbito da educação profissional é um desafio eminente da sociedade e do mundo do trabalho. ”as mudanças que ocorreram no mundo do trabalho nos últimos vinte anos, de fato configuraram um lugar especial para a educação profissional.” Kuenzer (2006, p. 20).
Diante dessa nova perspectiva percebe-se no meio acadêmico a pouca produção teórica sobre essa temática.
À luz da perspectiva materialista, observa-se a quase inexistência dessa temática em pesquisas e publicações, compreendendo-se que isso se dá a partir da indefinição de políticas de formação para esses docentes. Por isso, assim chamada de ilustre desconhecida pela falta de referencial teórico sobre o tema. (URBANETZ, 2012, pag. 864).
Verifica-se que a formação dos professes para a educação profissional (EP) não é diferente da formação dos professores da educação básica. Existe uma distancia entre o que é ensinado nas Universidades e a prática cotidiana que espera o futuro