O Sistema econômico no Brasil
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: ECONOMIA
TÍTULO: O sistema econômico no Brasil
Toda empresa, seja ela em que ramo da economia exerce suas funções, participa efetivamente da economia de seu país. As empresas, prestadores de serviços, etc, formam o sistema econômico, caracterizado pela iniciativa privada. Esse sistema econômico é conhecido como a Economia de Mercado, podendo atuar na economia com pouca interferência do governo.
No sistema de economia de mercado, o papel do Estado na economia é reduzido, para garantir o funcionamento do mercado. A economia de mercado é apoiada por economistas que defendem o liberalismo econômico. Esse sistema é caracterizado pela liberdade em que a iniciativa privada tem em colocar os valores nos seus serviços e produtos oferecidos, pois na realidade a própria concorrência entre as empresas, a demanda pelo serviço ou produto oferecidos no mercado é que regula os valores cobrados e preços de mercadorias.
A maioria dos serviços que contratamos e produtos que compramos no mercado, são hoje em sua grande maioria produzidos pela iniciativa privada, havendo assim, poucas empresas estatais, contratamos de certeza os serviços de energia elétrica por exemplo que vem a ser estatal.
O que podemos afirmar é que com esse sistema de economia de mercado, o que cabe ao Estado é a fiscalização e regulação da economia, fiscalizando para que a iniciativa privada cumpra a legislação que regem a economia no páis, coibindo assim práticas irregulares ou fraudes. Não esquecendo que o Brasil é um páis capitalista, segue no sistema econômico que é baseado na economia de mercado.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS:
SITE: www.infopedia.pt/economia-de-mercado www.knoow.net/economiademercado www.suapesquisa.com/economia