Economia
I - INTRUDUÇÃO
1 - DEFINIÇÕES
ECONOMIA é a ciência que trata dos fenômenos decorrentes das atividades humanas
na obtenção e dispêndio da riqueza.
ECONOMIA é a ciência que estuda a adequação entre as necessidades humanas e a
Sua satisfação.
ECONOMIA é a ciência que estuda a produção, a distribuição, a repartição e o
consumo.
II - O PROBLEMA ECONÔMICO OU A QUESTÃO DA ESCASSEZ
O problema econômico consiste em adequar as necessidades humanas (ilimitadas) à produção de bens (limitada). A solução do problema econômico depende fundamentalmente de dois fatores:
a) Do nível de desenvolvimento econômico, ou seja, do crescimento do Produto Interno Bruto.
b) Do nível de distribuição de renda, ou seja, da distribuição funcional da renda, da distribuição pessoal da renda e a distribuição da renda dentro do mesmo país.
Distribuição funcional da renda - aquela que separa a composição da renda global de um país entre os rendimentos do trabalho e os provenientes do capital
Distribuição regional da renda - Considera-se a distribuição da renda nacional entre as várias regiões do país
ÍNDICE DE GINI
O Coeficiente de Gini é uma medida de desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, e publicada no documento "Variabilità e mutabilità" (italiano: "variabilidade e mutabilidade"), em 1912. É comumente utilizada para calcular a desigualdade de distribuição de renda mas pode ser usada para qualquer distribuição. Ele consiste em um número entre 0 e 1, onde 0 corresponde à completa igualdade de renda (onde todos têm a mesma renda) e 1 corresponde à completa desigualdade (onde uma pessoa tem toda a renda, e as demais nada têm). O índice de Gini é o coeficiente expresso em pontos percentuais (é igual ao coeficiente multiplicado por 100).
III - SISTEMA ECONÔMICO
Sistema econômico é o conjunto de elementos e relações que concretiza a atividade econômica de uma sociedade.
1- ELEMENTOS DO