O SIGNIFICADO DA LEITURA
Administração turma A
O Significado da leitura
O significado da leitura
Antes de abordar aspectos relativos ao ensino da leitura, é importante examinarmos o significado do ato de ler. Sob este aspecto Paulo Freire (1994 p. 36) afirma: Ao ir escrevendo um texto ia “tomando distância” dos diferentes momentos em que o ato de ler veio se dando na minha experiência existencial. Primeiro, a leitura do mundo, do pequeno em que me movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre ao longo de minha escolarização, foi a leitura da “palavra mundo.
Os textos, as palavras, as letras, daquele contexto se encarnavam também no assobio do vento, nas nuvens do céu, nas ruas cores dos seus movimentos: na cor das folhagens, na forma das folhas, no cheiro das flores, das rosas, os jasmins, no corpo das árvores, na casca dos frutos. (...)
O autor comenta que, é importante compreender a “leitura” do próprio mundo, e que esta que lhe foi sempre fundamental, e não fez um menino antecipado em homem, o racionalista de calças curtas. A curiosidade do menino não iria distorcer-se pelo simples fato de ser exercida, no que foi mais ajudado do que desajudado pelos seus.
E foram eles, precisamente, em certo momento dessa rica experiência de compreensão tivesse significado ao que lhe tinha de encantadoramento misterioso que começo a ser introduzido a leitura da palavra. Decifração da palavra alfabetizado no quintal da minha casa, a sombra das mangueiras, com palavras do meu mundo e não do mundo maior dos meus pais. O chão foi meu quadro-negro gravetos o meu giz.
Ensino em cujo processo o alfabetizador fosse “enchendo” com suas palavras vazias dos alfabetizandos. Pelo contrário, enquanto ato de conhecimento e ato criador, o processo da alfabetização tem, no alfabetizando, o seu sujeito.
O fato de ele necessitar de ajuda do educador, como ocorre em qualquer relação pedagógica, não significa que a ajuda do educador deva a sua