O SETOR AGROINDUSTRIAL E A ECONOMIA BRASILEIRA
Centro de Ciências Naturais e Tecnologia
Engenharia de Produção
Dependência: Comercialização de Produtos Agroindustriais
Estudo Dirigido
Professora: Fernanda Naves Neves
Acadêmico: Nicele Oliveira Cunha
1. O SETOR AGROINDUSTRIAL E A ECONOMIA BRASILEIRA
O setor agroindustrial possui uma posição de grande importância para a economia de muitos países desenvolvidos, no Brasil ocupa lugar de destaque. O sistema agroindustrial (SAI) é quem desenvolve uma parte importante da economia nacional, o orçamento dos brasileiros é comprometido com produtos relacionados ao SAI, além dele ter uma grande participação do PIB brasileiro.
Conforme os países se desenvolvem o setor rural se moderniza, levando a um aumento da interação na cadeia de suprimentos indústria x agropecuária, fornecendo insumos e equipamentos, aumenta também a interação entre a agropecuária e a indústria de processamento, marketing e distribuição. Esse processo que vem ocorrendo nas últimas décadas fez com que a agricultura brasileira começasse a inserir-se profundamente no sistema econômico e deixasse de ser um setor relativamente autônomo e independente dos demais.
O SAI tem uma importante função estratégica para o Brasil que é garantir um nível de abastecimento alimentar adequado à população brasileira. Junto com esse fator de abastecimento interno, o setor agroindustrial desempenha também um papel de destaque no equilíbrio do comercio exterior brasileiro.
1.1 AGRONEGÓCIO NO ESTADO DO PARÁ
Cerca de 12 milhões de hectares são aproveitados na agroindústria paraense, menos de 1% do território, a produção é de pequenas e médias empresas que abrangem desde culturas de subsistência como: arroz, feijão, milho e mandioca. Até culturas de exportação com elevados índices de produtividade como: dendê, cacau, pimenta-do-reino e etc.
Com a ajuda do Governo do Estado, que quer acrescentar mais de um milhão de hectares ao setor nos próximos anos, o Pará deve se tornar