LOGISTICA DA SOJA
Faculdade de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais – FAJS
Curso de Relações Internacionais
Diego Souza e Silva
Desenvolvimento no Transporte de Soja e seu efeito na competitividade do Brasil no Mercado Internacional:
Uma análise logística do transporte agrícola
Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Monografia I do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).
Orientador: Prof. Frederico Seixas Dias
Brasília, DF
Abril de 2015
1. Tema e delimitação Analisando em um contexto mundial o Brasil possui vantagens climáticas, território com grandes áreas para o processo produtivo da soja, mas tais vantagens são drasticamente diminuídas quando se analisa todas as etapas do processo de exportação da soja, se destacando como principal problema está a logística que seria a resultante dos custos de produção, armazenagem e transporte. Tais deficiências logísticas afetam de forma significativa a competitividade internacional da exportação da soja brasileira, principalmente para produtos primários como é o caso do grão. Sendo assim o grande problema o escoamento sem contar com a deficiência na armazenagem, representando um dos principais gargalos da agro exportação de soja.
2. Problema Prático
Modal de transporte mais usado no território brasileiro e o rodoviária que é caracterizado como sendo mais caro que o ferroviário e hidroviário, ou seja o