Eng. agronomo
MAYER, Mauro maurochm@gmail.com RESUMO
Este trabalho de Fundamentos da Logística Empresarial tem como objetivo analisar o processo em que as empresas utilizam no atendimento da produção e entrega de seus produtos no cenário global. A metodologia utilizada foi da análise da logística no segmento Agronegócio Brasileiro, problemas da época atual, direções para o futuro, facilitando o entendimento desta importante área do marketing.
PALAVRAS CHAVES: Logística Empresarial, Agronegócio Brasileiro.
INTRODUÇÃO
A logística empresarial, como função integrada de uma empresa, é um conceito relativamente novo, apesar de que todas as empresas sempre desenvolveram atividades de suprimento, transporte, estocagem e distribuição de produtos. A novidade se encontra no fato de que as empresas passaram a desenvolver essas atividades de forma integrada e coordenada, segundo uma filosofia de otimização global, em busca da melhor contribuição possível para o resultado empresarial. Com isso, passaram a reconhecer que a logística tem potencial para agregar valor para os produtos e serviços que são comprados pelos clientes, o que é essencial para sua satisfação e para o sucesso das ações de marketing.
HISTÓRICO
No Brasil, impulsionado por sua vocação agrícola, o agronegócio passou a ter maior importância com a influência da abertura econômica vigente no país a partir da década de 1980. Neste sentido, esta pesquisa pode ser justificada devido à importância que este segmento econômico representa ao país. (BATALHA; SILVA, 2007)
De acordo com os dados do PIB e do saldo da balança comercial, o agronegócio é caracterizado como uma das principais atividades econômicas do Brasil e nos últimos anos tem favorecido o avanço da economia brasileira em nível mundial, colocando o Brasil como um dos maiores produtores e exportadores do mundo, em especial na produção e exportação de alimentos. Entretanto, superar os obstáculos que seguem é