Eng. Agronomo
O case abaixo, da Revista Dinheiro Rural, exemplifica a importância da tecnologia como diferencial para o sucesso no Agronegócio, e, neste contexto pode e deve ser utilizada como ferramenta de trabalho do Consultor de Vendas no seu dia-a-dia.
“Um dia pode ser a diferença entre perder ou salvar uma safra"
Engana-se quem pensa na tecnologia como algo complexo. Ela está cada vez mais simples e amigável. Nos dias atuais, a experiência das empresas ligadas à Tecnologia da Informação (TI) mostra altos índices de aceitação dos trabalhadores às novidades. O instituto de pesquisa IDC estima que até o fim de 2014 serão vendidos no País 58 milhões de dispositivos móveis. Ou seja, há uma consolidada tendência de popularização desses equipamentos.
Em um setor de commodities, comercializadas a preços fixos, ganha prioridade a gestão eficiente dos custos de produção. A agroindústria é desafiada a utilizar melhor os insumos e seu capital humano para manter e aumentar a margem de lucro. Nesse contexto, a TI pode contribuir para o setor, ao integrar sistemas e permitir a atualização, a consulta e a análise de dados sobre a produção de forma rápida, sistematizada e confiável.
A precisão, a segurança e a rapidez oferecidas pela tecnologia, aditivadas pela mobilidade, são vitais para o sucesso do agronegócio. Um dia pode ser a diferença entre perder ou salvar uma safra. Na agroindústria, o tempo é latente na tomada de decisões. Com a mobilidade no campo, se antes os controles de cada etapa da produção eram feitos em formulários de papel e levavam até cinco dias para chegar ao escritório, agora tudo pode ser feito com poucos toques, na palma da mão. Operar um tablet equipado com software de controle da lavoura tem se tornado tão fácil quanto lidar com um smartphone para tarefas do dia a dia.
Um exemplo atual do quanto pode ser útil essa mobilidade é o controle efetivo de pragas. O ano de 2012 marcou a chegada às lavouras